© 2016 by REBRE

Manuais

06.12.2018

Guia de restauração do Cerrado | Vol.1. Semeadura direta

Os métodos descritos neste guia estão baseados nas experiências do grupo de pesquisa Restaura Cerrado (Embrapa Cenargen e Embrapa Cerrados, CECAT-ICMBio e Departamento de Ecologia-UnB). Nosso grupo vem testando métodos de semeadura direta de árvores, arbustos e ervas do Cerrado, transposição de camadas superficiais do solo (topsoil) de áreas mineradas e de construção civil, plantios de mudas e da regeneração natural (rebrota de raízes e germinação de sementes nativas em áreas degradadas). Realizamos estudos básicos sobre requerimentos para a germinação, consórcios com plantas agrícolas, preparo do solo e controle de espécies exóticas invasoras com o objetivo de identificar e desenvolver técnicas efetivas e com boa relação custo benefício para a restauração ecológica de áreas degradadas no Cerrado

06.12.2018

Recuperação de áreas degradadas

Uma proposta oara o cerrdado da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço - MT

04.05.2018

Restauração Ecológica com Sistemas Agroflorestais: como conciliar conservação com produção. Opções para Cerrado e Caatinga

Este livro tem como principal objetivo orientar a adoção de sistemas agroflorestais (SAFs) na restauração e recuperação de áreas alteradas e degradadas por meio de estratégias que conciliem a conservação com benefícios sociais.


03.06.2018

Guia de plantas não desejáveis na restauração florestal.

Saber identificar as espécies que causam danos à restauração florestal é de fundamental importância para o correto manejo e para atender às leis regionais, bem como para entender e potencializar o processos ecológicos em curso. Portanto, esse é um guia com foco em espécies que podem causar algum dano ou prejuízo no processo de restauração.

12.11.2017

Cartilha sobre o Código Florestal para produtores rurais

Essa cartilha é fruto da pesquisa de mestrado de Mayra Flores Tavares, intitulada: “A percepção dos pequenos proprietários rurais sobre a nova Lei Florestal: um estudo de caso em Amparo-SP” realizada no Programa de Pós Graduação em Recursos Florestais da Esalq/USP sob orientação do prof. Flávio Bertin Gandara. 

12.11.2017

Cartilha sobre o Restauração da Mata Nativa para produtores rurais

Esta cartilha é fruto da pesquisa de mestrado de Mayra Flores Tavares, intitulada: “A percepção dos pequenos proprietários rurais sobre a nova Lei Florestal: um estudo de caso em Amparo-SP” realizada no Programa de Pós Graduação em Recursos Florestais da Esalq/USP sob orientação do prof. Flávio Bertin Gandara. 

02.01.2017

O Interesse público na recuperação de áreas degradadas

Cartilha sobre interesse público na recuperação de áreas degradadas 

02.01.2017

Programa de Regularização Ambiental (PRA) | INEA

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL (PRA). Orientações básicas de recomposição florestal para o pequeno produtor rural. Instituto Estadual do Ambiente | Inea Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas | Dibap Gerência do Serviço Florestal | Gesef

05.19.2016

Recuperação de áreas degradadas uma proposta para o Cerrado da Bacia do São Lourenço - MT

Iniciativa: Famato, Sema e TNC

03.08.2016

Manual de viveiro e produção de mudas: espécies arbóreas nativas do Cerrado

Maria Cristina de Oliveira, Roberto Shojirou Ogata, Geovane Alves de Andrade, Déborah da Silva Santos, Ravana Marques Souza, Tadeu Graciolli Guimarães, Manoel Cláudio da Silva Júnior, Djalma José de Sousa Pereira, José Felipe Ribeiro.

03.08.2016

Protocolo de monitoramento para programas e projetos de restauração florestal

PACTO 

03.08.2016

Cadernos da Mata Ciliar

CETESB

03.08.2016

Instalação de infra estrutura para apoiar as ações do programa de revitalização do São Francisco

CRAD UFBA

03.08.2016

Ecological Restoration for Protected Areas

Karen Keenleyside, Nigel Dudley, Stephanie Cairns, Carol Hall and Sue Stolton

03.08.2016

Manual do SARE SP

SMA SP

Please reload